Nota de pesar

O Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público do Estado de Sergipe – SINDSEMP/SE, por meio de sua Diretoria Executiva, vem prestar publicamente a sua solidariedade e seu sentimento de união aos servidores do MP/SC e familiares que se encontram de luto com o triste e precoce falecimento do colega SILMAR ADRIANO GEREMIA, Técnico em Informática, lotado na cidade de Chapecó/SC.

Esta nota, além de dizer que o SINDSEMP/SE se encontra chocado com a morte de SILMAR e com as suas circunstâncias e motivação, vale também para expor o nosso repúdio a todas as condutas e medidas que se enquadram como assédio moral, sexual e perseguições que lesam e nulificam direitos humanos do trabalhador.

Abaixo, reproduzimos a nota de pesar emitida pelos colegas do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (SIMPE-SC):

NOTA DE PESAR – SILMAR, PRESENTE!

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (SIMPE-SC) vem manifestar seu profundo pesar com a perda do colega SILMAR ADRIANO GEREMIA, Técnico em Informática na Comarca de Chapecó, o qual nos deixou hoje de forma abrupta, vitimado pela insensibilidade que estamos vendo crescer em relação aos servidores nos Ministérios Públicos e em outros órgãos que hoje se pautam por números e metas e esquecem que, por trás de cada mesa, de cada computador, há um ser humano.

Queremos externar nossa solidariedade a sua esposa e filha, aos demais familiares, amigos e colegas de trabalho deste companheiro, e reafirmar que o Sindicato sempre esteve e continuará à disposição de auxiliar no que for necessário e possível para continuar a luta que Silmar vinha travando para buscar desconstruir sua culpa em um Processo Administrativo no mínimo questionável, que, segundo ele, aprofundou-se devido ao forte assédio que vinha sofrendo ao longo deste processo, o qual levou nosso colega a morte.

O servidor é do ponto de vista hierárquico, a parte mais fraca e, por isso mesmo, fica muitas vezes à mercê do autoritarismo e da prepotência que, não raro, levam o trabalhador ao adoecimento e à depressão. Não por acaso crescem os números de casos de assédio moral e afastamento por problemas psicológicos e psiquiátricos dentro do MP Brasileiro.

Lamentamos a perda do nosso colega, que há mais de 12 anos ingressou no MPSC, possivelmente com a expectativa de encontrar nesta instituição as condições para uma vida melhor e mais plena de dignidade. Independentemente dos atos a ele atribuídos neste PAD, repudiamos veementemente todas as posturas e ações de perseguição que apenas destroem sonhos e levam ao desespero.

Não podemos aceitar que servidores paguem com sua vida a conta do autoritarismo e da intolerância. Estamos atentos aos excessos cometidos e os denunciaremos onde for necessário. O Ministério Público, em todo o país, está sendo conhecido por tratar as políticas internas com dois pesos e duas medidas no que tange a membros e servidores, embora muitas vezes, quando é conveniente, lembrem que “todos somos servidores”.

Basta de perseguições!

Basta de assédio moral!

Basta de assédio sexual.

Basta de sofrimento!

Por Silmar e por todos os servidores que adoecem e se desesperam, lutaremos!

Silmar, Presente!