Aprovados nos concursos do MP e do TJ realizam ato por convocações

Nesta segunda-feira, 21/03/2016, os aprovados nos concursos públicos do Ministério Público de Sergipe e do Tribunal de Justiça de Sergipe realizaram ato na frente do MPSE pela convocação de novos servidores efetivos.

Atualmente o Ministério Público conta com 171 cargos vagos criados, sendo 50 de técnicos de área administrativa e 59 de analistas especialidade direito. Enquanto isso, há 84 cargos em comissão ocupados por servidores sem vínculo (sem aprovação em concurso público), sendo a maioria deles em função administrativa, isto é, que não se enquadra em função de confiança ou de chefia. 

Além disso, ainda existem 39 funções de confiança ocupadas atualmente, a grande maioria delas para servidores não efetivos (sem vínculo), e mais 75 servidores requisitados de outros órgãos, ou seja, que também não possuem vínculo com o Ministério Público (dados disponíveis no Portal da Transparência do MPSE: clique aqui).

Apesar desses números, o MPSE completa UM ANO sem realizar novas convocações, deixando como exceção o que deveria ser a regra: o provimento de cargos públicos através de concurso público.

No ato, falaram também alguns representantes da classe dos advogados, que criticaram o fechamento dos distritos, medida do Poder Judiciário que apenas prejudica a população mais carente e que também impede a convocação de novos servidores, abarrotando as Varas do interior do Estado.

Ao final do ato, os manifestantes cantaram parabéns em alusão ao aniversário de ausência de convocações por parte do Ministério Público de Sergipe.

A manifestação contou com o apoio do SINDIJUS, do SINDSEMP e da CUT-SE.

 

Compartilhar