Infonet divulga matéria com os baixos salários dos servidores do MPSE

No dia 08 de agosto, a Infonet publicou matéria em seu site divulgando os baixos salários dos servidores no MPSE.

A matéria contém dados levantados pelo SINDSEMP, e demonstra ao público em geral a política remuneratória do órgão, que alimenta a desigualdade e a desvalorização da categoria, demonstrando algumas das razões pelas quais o Sindicato está implementando uma grande campanha em prol da valorização do servidor efetivo do MPSE.

Leia a matéria completa clicando no link abaixo (LINK DA MATÉRIA AQUI)

Servidores do MPE recebem um dos piores salários do país

Categoria continua desenvolvendo campanha pela valorização

Servidores do Ministério Público Estadual continuam em campanha em prol da valorização da categoria, divulgando dados dando conta de que recebem um dos menores salários do país em comparação com 21 estados. Segundo eles, o analista recebe R$ 1.958, 04 e o técnico, R$ 1.013, 13, enquanto que no Amazonas, o salário do analista é de R$ 10.718,64 e do técnico, R$ 5.261,06.

Em uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe – SINDSEMP/SE com 22 Estados brasileiros, a diferença fica clara e revela não só os altos salários dos membros, mas a desvalorização do servidor em relação aos demais MP’s.

“O Ministério Público de Sergipe possui baixíssimos salários no que se trata do quadro de servidores efetivos, a ponto de a categoria depender de gratificações e avanço horizontal na carreira para chegar a receber um valor que torne viável sua permanência no cargo e o que chama a atenção na tabela comparativa de vencimentos base dos cargos públicos do MPSE, é a discrepância entre carreiras”, ressalta o Coordenador de Comunicação e Relações Institucionais do SINDSEMP, Dennis Christian acrescentando que

De acordo com ele, enquanto o MPSE possui o terceiro maior salário de membros do Brasil, ficando atrás apenas do Espírito Santos e Rio de Janeiro, os salários dos Servidores Efetivos do MPSE ocupam a pior posição do ranking dentre 21 Estados pesquisados.

“Frise-se que, ainda que se considere a GEO I (equivalente a 100% do salário-base), o MPSE ocuparia apenas a 16ª posição no cargo de Analista, e a 18ª posição no cargo de Técnico. Através destes comparativos, verifica-se como a política salarial do MPSE alimenta a desvalorização do servidor efetivo, criando um cenário de desigualdade, carente de razoabilidade, em que a importância da categoria para o bom funcionamento do órgão é deixada de lado”, enfatiza.

Balança

Dennis Christian disse ainda que a balança pesa justamente para o lado daqueles que mais necessitam de melhorias e valorização, que é o servidor do MPSE.

“O servidor não pode ficar à espera do bom momento econômico do Estado para prover a subsistência de suas necessidades pessoais e familiares, como também, não pode virar alvo fixo das medidas que visam equilibrar as contas públicas que saíram dos trilhos por falta de, no mínimo, precaução por parte do administrador. Por isso o SINDSEMP lançou, recentemente, campanha de valorização do servidor do MPSE, como forma de despertar a população e a Administração para a importância que a categoria tem perante o Ministério Público e a sociedade”, enfatiza.

O Portal Infonet tentou ouvir a Procuradoria-geral do MPE/SE, mas não obteve êxito e continua a disposição pelo telefoine 2106-8000 ou pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br

Por Aldaci de Souza/Com informações do SINDSEMP/SE