Imprensa sergipana repercute manifestação dos Trabalhadores Efetivos do MPSE

Na manhã da última quinta, dia 24, uma manifestação vigorosa dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) ecoou não apenas nos corredores da instituição, mas também perante a sociedade sergipana através da imprensa local.

Denunciando questões críticas que há tempos têm impactado a categoria, o ato público, realizado na entrada do edifício-sede, trouxe à tona a contradição da contínua contratação por cargos em comissão (CCs) em detrimento da realização de concursos públicos, fato que não ocorre há uma década.

Com presença de veículos como a TV Sergipe, TV Atalaia, Fan FM e com a cobertura remota de outros portais de notícias e rádios, o ato contou com grande adesão da categoria, que demonstrou que não se conforma com a injustiça praticada no órgão.

O coordenador de Finanças do Sindicato, Dennis Freitas, destacou em uma dessas entrevistas que a contratação por meio de CCs é um equívoco. “É preocupante porque que não apenas ignora a capacitação técnica dos Servidores Efetivos, mas também gera uma crescente disparidade na instituição ao enfraquecer ainda mais a categoria que já vem sendo desvalorizada”, avalia.

Com os membros (promotores e procuradores) vendo suas reivindicações atendidas, incluindo indenizações que ultrapassam o teto constitucional, os Servidores enfrentam negativas a diversos pleitos pecuniários. Demais reivindicações, entretanto, estão atualmente travadas, com a negociação interrompida de forma unilateral pelo Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Manoel Cabral Machado Neto.

Enquanto os membros tiveram reajustes aprovados para os próximos anos, a pauta dos Trabalhadores Efetivos permanece travada. “É frustrante ver que a gestão do MPSE não demonstra a mesma celeridade para com as demandas da categoria”, observou João Campagnaro, coordenador de Formação Sindical do SINDSEMP.

A manifestação não apenas ecoou as preocupações dos servidores, mas também ecoou um chamado claro e alto por uma política de valorização real da categoria. “A luta não é apenas por direitos justos, mas por reconhecimento e por um tratamento igualitário dentro do MPSE”, frisou Roque Sousa, coordenador de Relações Institucionais e Comunicação do SINDSEMP.

Nesse cenário de mobilização, os Trabalhadores Efetivos do MPSE almejam promover uma mudança significativa e atingir um futuro onde suas demandas sejam atendidas de maneira equitativa, e onde o órgão possa ser exemplo de valorização e respeito para aqueles que constituem sua base.

Esse debate permanecerá ativo junto à sociedade sergipana, afinal a instituição que cobra concurso público e valorização das carreiras em órgãos na capital e no interior deve dar o exemplo e valorizar a maior força de trabalho do próprio MPSE: os Trabalhadores Efetivos.

Confira também:

Matéria no SE TV 1ª Edição, da TV Sergipe