[SUGESTÃO DE PAUTA] Trabalhadores Efetivos do MPSE realizam ato público contra desigualdades na instituição e em defesa da valorização

Nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, os Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) participarão de um ato público em frente ao edifício sede da instituição, a partir das 7h, acompanhado de um café da manhã coletivo. O objetivo da mobilização é protestar contra o tratamento desigual da gestão do órgão, que prioriza as demandas dos membros (promotores e procuradores) em detrimento das reivindicações dos servidores.

A gestão do MPSE tem sido alvo de críticas por parte dos Trabalhadores Efetivos, que apontam para uma discrepância gritante na forma como os pleitos de diferentes segmentos são tratados. Os membros conseguem que suas solicitações sejam atendidas, incluindo aquelas que geram indenizações que fazem com que seus vencimentos ultrapassem o teto constitucional. Já os servidores enfrentam negativas em questões básicas, como a recomposição inflacionária. Enquanto isso, os membros já garantiram reajustes em 2023, 2024 e 2025.

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Sergipe (SINDSEMP-SE) destaca que, além da diferença nos reajustes, há também outras questões sensíveis, como a opção política da gestão em priorizar criação de cargos em comissão (CCs) ao invés de realizar concurso público e a falta de reconhecimento da legitimidade do Sindicato em dialogar diretamente com o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Manoel Cabral Machado Neto.

O ato público pretende chamar a atenção da sociedade para essa desigualdade e pressionar por um tratamento mais justo e igualitário dentro da instituição. Afinal, a instituição cobra concurso público e fortalecimento das carreiras efetivas em órgãos da capital e do interior do estado e, por isso, deve dar o exemplo.

Integrantes da Diretoria Executiva do SINDSEMP estarão disponíveis para entrevistas e comentários, a fim de abordar as preocupações dos servidores e esclarecer os objetivos da manifestação.

Possíveis Abordagens:
Desigualdade de tratamento: Explorar como os membros têm suas demandas atendidas enquanto os servidores enfrentam negativas, destacando exemplos específicos.
Impacto financeiro: Analisar como as indenizações dos membros impactam o orçamento do órgão, especialmente quando ultrapassam o teto constitucional.
Descontentamento dos Servidores: Entrevistar Trabalhadores Efetivos para compreender suas frustrações e como isso afeta seu engajamento e motivação.
Democratização das decisões: Investigar a postura da gestão em relação ao diálogo e à inclusão das reivindicações dos servidores entre as prioridades nas decisões institucionais.

Fontes Sugeridas:
– João Campagnaro, coordenador de Formação Sindical do SINDSEMP – 79 99926-1008 | 99180-0026
– Servidores participantes do ato público

Assessoria de Comunicação do SINDSEMP-SE
Thiago Leão | 79 99830-0019