Desvalorização do Futebol Feminino: a lamentável ausência de expediente especial no MPSE durante a Copa do Mundo

O futebol no Brasil é muito mais do que um esporte; é parte integrante da nossa cultura e identidade nacional. Uma paixão contagiante que move multidões em estádios pelo país, o futebol tem o poder de unir pessoas de diferentes origens e classes sociais em torno de uma única paixão. É fundamental reconhecer que o futebol não se restringe apenas aos gramados masculinos e sim que é essencial valorizar e apoiar o futebol feminino como uma ferramenta de empoderamento e quebrar barreiras de gênero.

É lamentável que o Ministério Público de Sergipe (MPSE) não tenha decretado um expediente especial durante o jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino que acontece nesta manhã de segunda-feira, dia 24, apesar de o SINDSEMP ter feito requerimento solicitando que adotasse essa medida. A oportunidade de acompanhar e torcer pelo sucesso das nossas jogadoras merecia o reconhecimento e respeito institucional, mas não houve resposta ao pedido.

Ainda há tempo. Esperamos que, nos próximos jogos, a administração do MPSE tenha uma maior sensibilidade e adote o expediente especial para que os servidores possam acompanhar as partidas. É preciso quebrar os paradigmas que permeiam nossa cultura e promover a inclusão e valorização das mulheres no esporte e em todos os setores da sociedade, só assim iremos conseguir combater o machismo estrutural e construir uma sociedade mais igualitária e justa para todas e todos.