SINDSEMP e Agência Mangue se reúnem para dialogar sobre jornalismo independente em Sergipe

A Diretoria Executiva do SINDSEMP se reuniu na tarde de quarta, dia 5, com representantes da Agência Mangue de Jornalismo em um encontro marcado pela troca de experiências e com o objetivo de estreitar relações entre as duas entidades. Essa iniciativa é de extrema importância para o fortalecimento da comunicação em Sergipe, valorizando os princípios do jornalismo independente e comprometido com o interesse público.

A Agência Mangue de Jornalismo, apesar de existir publicamente há cerca de três meses, já é reconhecida pelo seu trabalho investigativo de qualidade. A iniciativa tem se destacado no cenário jornalístico do estado, abordando temas relevantes e promovendo a pluralidade de vozes, ouvindo fontes e pautando assuntos por vezes esquecidos pela imprensa tradicional.

Esse diálogo com o SINDSEMP, além de apresentar os objetivos da Mangue, reforça o compromisso de ambas as instituições com a informação de qualidade e a defesa dos direitos dos trabalhadores. “Nessa conversa, diversos assuntos pertinentes aos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe foram expostos e já houve sinalização de interesse por algumas pautas a serem elaboradas pelo veículo” avalia João Campagnaro, coordenador de Formação Sindical do SINDSEMP.

JORNALISMO INDEPENDENTE

A Agência Mangue de Jornalismo, conforme está expresso em seu website e em seus documentos, é uma associação sem fins lucrativos que busca realizar um jornalismo de qualidade e independente. O objetivo é promover um debate democrático, fornecendo jornalismo investigativo de qualidade, pautado pelos temas de interesse público, como direitos humanos, meio ambiente, igualdade racial, igualdade de gênero, diversidade, direito à cidade, cultura e liberdade de expressão.

O desafio de fazer jornalismo independente em Sergipe e a importância de apoiar essa iniciativa foram pauta da reunião

“Por força de nosso estatuto e dos fundamentos éticos, nós não aceitamos verbas de publicidade provenientes de governos, empresas públicas nem empresas privadas, exceto quando conquistadas por meio de editais públicos amplamente divulgados e competitivos nesses setores. Também não aceitamos verbas de políticos com mandato, partidos políticos ou organizações religiosas. Essas condições são essenciais para preservar nossa independência jornalística.”, explica Cristian Góes, jornalista que assina a função de editor-chefe da Mangue.

Confira os princípios editoriais da Mangue Jornalismo na seção ‘Quem Somos’ do site clicando ou tocando aqui. Já os compromissos, métodos, fundamentos éticos, fontes de financiamento e transparência podem ser lidos clicando ou tocando aqui. A Diretoria Executiva faz o convite a toda a base para conhecer e acompanhar o trabalho da mangue Jornalismo, além de apoiar essa importante iniciativa que fazia falta no cenário jornalístico sergipano.

SINDSEMP dialogou sobre temas relevantes para os servidores da casa e para a classe trabalhadora como um todo

“O SINDSEMP acredita que essa iniciativa irá fortalecer o diálogo com a imprensa independente e garantir que as informações relacionadas à categoria e à classe trabalhadora sejam divulgadas de maneira ética, democrática, profissional e aprofundada. A valorização do jornalismo independente é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a defesa dos interesses dos trabalhadores”, defende o coordenador de Relações Institucionais e Comunicação do Sindicato, Roque Sousa.