Política Nacional de Atenção à Saúde Mental no MP é aprovada no CNMP

Em uma conquista histórica, a resolução da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental no Ministério Público foi aprovada na terça, dia 13, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Após meses de intensas discussões, essa importante medida fortalece o compromisso em promover um ambiente saudável e combater o assédio moral nos MPs estaduais.

A vitória foi possível graças à atuação da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP ) e da Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (ANSEMP) pela aprovação dessa medida de fundamental importância para os servidores de todo o país.

O SINDSEMP, alinhado com essa causa, reafirma seu posicionamento em âmbito nacional e internacional, defendendo a proteção da saúde mental dos servidores do MP. “A saúde mental é de extrema importância para o trabalhador do MP/SE, assim como para qualquer trabalhador em qualquer lugar do mundo. A saúde mental afeta diretamente o bem-estar e a qualidade de vida de um indivíduo. Isso se reflete tanto em sua vida pessoal quanto profissional”, reflete Eduardo Carvalho, Coordenador de Saúde dos Trabalhadores.

A relevância da implementação dessa política foi também destacada por uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo, em março de 2023, que expôs os casos de assédio moral e o adoecimento mental que afetam o Ministério Público brasileiro. O veículo também enfatizou a luta incansável da FENAMP e da ANSEMP em defesa dessa pauta.

Diante desse cenário, o SINDSEMP reitera seu compromisso em lutar por um ambiente de trabalho saudável no Ministério Público de Sergipe (MPSE), que valorize a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores. “A aprovação da Resolução de Saúde do CNMP é um passo importante, mas agora é essencial que sejam tomadas medidas concretas para sua efetivação nos estados e o Sindicato acompanhará a implementação da resolução no MPSE”, completa Eduardo.

Entre essas medidas urgentes, é preciso criar um ambiente em que haja constante sensibilização e conscientização, políticas de prevenção, capacitação de gestores, acesso a serviços de saúde mental e mecanismos de avaliação e monitoramento para prestar apoio a servidores que se encontrem em situação de sofrimento mental.

A política de atenção à saúde mental, se bem aplicada no MPSE, não apenas contribuirá para a preservação da integridade física e emocional dos servidores, mas também para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade. O SINDSEMP continuará engajado nessa luta, buscando sensibilizar a administração para a importância de investir na saúde mental dos trabalhadores e combater qualquer forma de assédio moral.