8 de Março: SINDSEMP disponibiliza canal para denúncias de assédio moral e sexual

Em ações presenciais e virtuais, o SINDSEMP marca o Dia Internacional das Mulheres com iniciativas para fortalecer a luta por respeito e direitos no local de trabalho e nas ruas. Em uma dessas ações, o Sindicato disponibiliza canal de comunicação com a base para denúncias das Trabalhadoras Efetivas do Ministério Público de Sergipe (MPSE) de assédio moral e/ou sexual no local de trabalho.

As denúncias podem ser feitas através do Whatsapp (79) 99180-0026 ou pelo E-mail sindsempse@gmail.com. Basta relatar com o máximo possível de detalhes o acontecido para que o Sindicato inicie as tratativas. Todas as informações estarão sob sigilo e o anonimato é garantido.

8 DE MARÇO

Um chamado à luta por igualdade, respeito, direitos e contra o assédio é feito em uma data especial como o 8 de Março. Muito além de votos de parabéns e lembranças, o que se espera em uma data como essa é, principalmente, uma reflexão sobre nossos papeis em uma sociedade marcada pela desigualdade de gênero.

“Mais que receber rosas, queremos lembrar que o dia de hoje é também um dia de luta. Infelizmente o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho é recorrente e faz parte do dia a dia de todas as mulheres. Precisamos nos unir e conscientizar as pessoas contra este tipo de violência”, destaca Mariana Rocha, Coordenadora de Politicas Sociais do Sindicato.

Logo pela manhã, a Diretoria Executiva promoveu ação de panfletagem no edifício-sede do MPSE. Ao fazer esse corpo a corpo, a inciativa visa conscientizar as mulheres da instituição acerca de seus direitos por respeito e igualdade, bem como conscientizar os homens na tarefa de combater também a reprodução de atitudes machistas e misóginas aprendidas ao longo da vida na sociedade.

AÇÕES VIRTUAIS

Além das ações presenciais no 8 de Março, outras iniciativas deverão ser realizadas ainda este mês e serão divulgadas em breve. Enquanto isso, também houve posicionamento nas redes sociais do Sindicato acerca da importância da data. Em vídeo, a mensagem das mulheres da Diretoria Executiva destaca a importância da participação das mulheres nos espaços de luta.

“Nessa data importante, nos juntamos para mostrar a importância da participação da mulher nos espaços e também pra chamar, motivar, instigar outras mulheres, nossas colegas servidoras, a também atuar, participar. É importante nossa participação para que nossos direitos sejam garantidos”, defende Mariana na publicação que pode ser conferida no Instagram clicando ou tocando aqui ou Facebook clicando ou tocando aqui.