Aconteceu na manhã de segunda, dia 20, a primeira reunião da Comissão de Prevenção a Situações de Riscos à Saúde Mental do Ministério Público de Sergipe (MPSE). O objetivo da comissão é viabilizar ações para a melhoria do clima organizacional e da qualidade de vida no trabalho, incluindo a promoção da saúde ocupacional, da segurança no trabalho e do bem-estar das pessoas.
A comissão é fruto de uma cobrança insistente do Sindicato para que fossem tomadas providências urgentes às situações de vulnerabilidade psicossocial às quais os Servidores da casa ficam expostos. Conforme relatado em matéria recente do SINDSEMP, nos últimos anos percebe-se um aumento nos relatos de assédio moral e de Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs) sem fundamento no órgão.
De acordo com a portaria que institui a comissão, há a existência de um quadro preocupante quanto aos cuidados com a saúde mental dos membros e dos servidores, impactando negativamente nas relações de trabalho, na vida pessoal, no cumprimento das funções institucionais e, em última instância, na prestação dos serviços esperados pela população.
Em sua composição, a comissão conta com representação dos Servidores Ana Luiza Oliveira Sobral, Milton Rabelo Barreto e Sávio Augusto Sobral Garcez, além da coordenadora de Políticas Sociais do SINDSEMP, Mariana Moura Rocha. Também compõem a promotora Maura Silva de Aquino – que preside os trabalhos da comissão – e o promotor Raymundo Napoleão Ximenes Neto.
Agora que os trabalhos foram iniciados, duas atividades são previstas para realização em breve: uma palestra sobre assédio moral no ambiente de trabalho e outra palestra destinada a discutir saúde mental no MPSE. Após essas atividades, que devem ser anunciadas em breve, será realizado um trabalho junto às chefias dos gabinetes para que sejam sensibilizados na questão da saúde mental em suas unidades.