SINDSEMP NA ESTRADA faz parada em promotorias de Itaporanga d’Ajuda e São Cristóvão

Em mais um roteiro da iniciativa “SINDSEMP NA ESTRADA”, a caravana do Sindicato visitou, nesta quarta, dia 8, as promotorias de Itaporanga d’Ajuda e São Cristóvão. Esse movimento, parte de uma série de ações planejadas pela entidade, visa estreitar os laços com os servidores dessas localidades, entender suas demandas e oferecer suporte sindical.

A caravana do SINDSEMP tem como principal objetivo dialogar com os servidores do interior do estado, buscando conhecer suas necessidades e dificuldades no ambiente de trabalho, e oferecer orientações, bem como divulgar as últimas notícias da luta coletiva.

Além disso, o encontro foi uma oportunidade para fortalecer a conexão entre os trabalhadores e a entidade representativa, promovendo a união em torno de questões comuns e essenciais para a categoria.

PRÓXIMA PARADA: ALTO SERTÃO

Após o feriado do dia 15, a caravana do SINDSEMP NA ESTRADA segue para o alto sertão sergipano – mais precisamente nos municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo.

A presença e a atuação do SINDSEMP nesses espaços são estratégias que visam ampliar a integração entre os servidores e o sindicato, demonstrando o compromisso contínuo da entidade com as necessidades, expectativas e bem-estar dos trabalhadores.

Pela paz: SINDSEMP participa de protesto contra genocídio do povo palestino

Poucas horas antes de pegar estrada rumo a visitas nas promotorias do interior, o Coordenador de Formação Sindical do SINDSEMP, João Campagnaro, esteve presente em ato público convocado pelas centrais sindicais em defesa do povo palestino. A atividade foi convocada após hasteamento da bandeira de Israel no mastro do Palácio Governador Augusto Franco, sede do governo estadual.

Leia aqui notícia de Iracema Corso publicada no site da Central Única do Trabalhadores (CUT/SE)

Em sua fala, João destacou que as ações violentas do Estado de Israel não podem se confundidas com autodefesa, mas como uma ação de ataque por parte de um governo fascista ao povo palestino. Ele reivindicou a defesa dos direitos humanos e a importância de se posicionar em apoio ao povo palestino diante dos recentes eventos no Oriente Médio.

Ele salientou ainda que a atitude de solidariedade mostrada em Sergipe é um recado claro que o povo brasileiro e sergipano alinhado com princípios democráticos não compactua com o apoio ao Estado sionista – representação em Israel da extrema-direita ultranacionalista e xenofóbica.

João enfatizou a importância da mobilização social e do engajamento político em questões que ultrapassam fronteiras, reforçando a relevância da unidade em defesa de direitos humanos e de soluções pacíficas e democráticas para conflitos de alcance internacional.

Essa ação local de repercussão global contou com participação de movimentos sindicais e sociais, além de trabalhadores em luta por moradia da ocupação Valdice Teles. A ação visava manifestar em Sergipe uma posição clara em apoio à Palestina e repúdio ao ato do hasteamento da bandeira israelense pelo governo do estado.

SINDSEMP oficia PGJ solicitando informações atualizadas sobre pleitos dos servidores

Nesta quarta, dia 8, a Diretoria Executiva do SINDSEMP enviou um novo ofício ao Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Dr. Manoel Cabral Machado Neto, solicitando atualizações sobre os pleitos dos servidores, incluindo questões como o reajuste inflacionário de 2024, o pagamento de indenizações e alterações na portaria de relotações.

Essa solicitação ocorreu em um contexto no qual, ao término de outubro, mês dedicado aos servidores públicos, não houve nenhuma divulgação por parte do PGJ sobre medidas de valorização para os servidores da instituição.

Enquanto isso, para os membros (promotores e procuradores), foram divulgados anúncios de pagamento adicional de 15 dias de Licença-Prêmio, bem como a implementação da Licença Compensatória (Gratificação Acervo) e o reajuste de 6% até 2025. Este contraste levanta questionamentos sobre a equidade e o tratamento diferenciado entre os servidores e os membros do MPSE.

O ofício foi protocolado com GED n° 20.27.0076.0000937/2023-77.