Trabalhadores Efetivos do MPSE realizam manifestação por valorização e concurso público

A manhã de quinta-feira, dia 24, marcou um capítulo importante na contínua luta dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) por valorização e igualdade dentro da instituição. Por meio de um ato público realizado em frente ao edifício sede da instituição, a base se uniu com determinação em prol de uma política de valorização real e da urgente realização de um concurso público.

“Essa mobilização teve um foco claro: denunciar a disparidade de tratamento por parte da gestão do MPSE, que parece priorizar as solicitações dos membros, promotores e procuradores, enquanto negligencia as reivindicações dos servidores”, destaca João Campagnaro, coordenador de Formação Sindical do Sindicato.

Imprensa debate contradições de contratação através de CCs ao invés de concurso público no MPSE

Essa conduta da gestão do MPSE tem gerado críticas contundentes dos Trabalhadores Efetivos, que apontam para uma acentuada discrepância no tratamento dispensado aos pleitos dos diferentes segmentos. Membros conseguem que suas demandas sejam atendidas, incluindo aquelas que resultam em indenizações que ultrapassam o teto constitucional.

“Enquanto isso, os Servidores continuam recebendo negativas em questões essenciais, como a recomposição inflacionária. Os membros, por sua vez, já garantiram reajustes em 2023, 2024 e 2025”, revela João.

Para Dennis Freitas, coordenador de Finanças do SINDSEMP, a manifestação pública também teve o intuito de chamar a atenção da sociedade para uma grande contradição dentro do próprio órgão. Afinal, a instituição exige a realização de concursos públicos e o fortalecimento das carreiras efetivas em diversos órgãos do estado e deve servir de exemplo.

“Há uma nítida escolha política da gestão em priorizar a criação de cargos em comissão (CCs) em vez de investir em concursos públicos, bem como a recusa em reconhecer a legitimidade do Sindicato em dialogar diretamente com o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto”, acrescenta Dennis.

UNIDADE NA LUTA

A união da categoria durante o café-da-manhã demonstrou a força dos servidores, capturando a atenção da sociedade e, mais importante, da gestão do MPSE, diante da situação de desvalorização total da maior força de trabalho da instituição. É o que avalia Roque Sousa, coordenador de Relações Institucionais e Comunicação do SINDSEMP.

“Dirigimos um apelo ao Procurador-Geral de Justiça, Dr. Manoel Carlos Machado Neto, para que nos receba e retome as negociações, permitindo progressos nas reivindicações de valorização da categoria. Chega de exclusão e desvalorização em uma instituição que contribuímos para construir”, defende Roque.

O SINDSEMP-SE e os manifestantes esperam que a mobilização desta quinta-feira tenha um impacto significativo na percepção da gestão do MPSE sobre as demandas da categoria e promova um ambiente de negociação mais transparente e célere para as demandas de todos os Trabalhadores Efetivos.

“Esse prédio também é nosso”, convoca Roque Sousa para a foto final em frente ao edifício-sede do MPSE