“NOSSA VITÓRIA NÃO ACONTECE SEM VOCÊ”. Foi com esse conceito que aconteceu o lançamento da Campanha 2023 dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE). A atividade foi realizada com café da manhã na quinta, dia 20, no edifício sede da instituição.
Lá, foram entregues os kits contendo ecobag, camisa, copo, bloco de anotações e caneta, todos com a identidade visual da campanha. Ansiosa por valorização e por direitos, a categoria compareceu em peso à atividade convocada pelo SINDSEMP para agregar a base nessa nova etapa da luta.
De acordo com Roque Sousa, Coordenador de Relações Institucionais e de Comunicação do SINDSEMP-SE, a campanha tem como objetivo fortalecer a categoria e promover a união entre os servidores.
“Apresentamos o conceito da campanha, reforçamos a importância da organização e da luta coletiva de todos os servidores em prol de novas conquistas e também fizemos um balanço dos 100 dias dessa gestão do SINDSEMP”, afirma.
Com isso em mente, a campanha do SINDSEMP busca conscientizar a categoria sobre a importância da união e da participação de todos na luta por direitos no MPSE. A frase “ESSE JOGO É COLETIVO”, também incorporada ao conceito da campanha, reforça a ideia de que a luta é de todos e que a vitória só será alcançada com uma categoria coesa em torno de seus objetivos.
Vale lembrar que os servidores públicos têm desempenhado um papel fundamental na prestação de serviços essenciais à população, especialmente durante a pandemia da COVID-19, e que a valorização desses profissionais é essencial para a qualidade dos serviços públicos prestados pelo MPSE.
A atividade de lançamento ainda contou com arrecadação de alimentos por parte da base para uma ação solidária. Os alimentos arrecadados serão somados aos que serão adquiridos pelo próprio Sindicato para doação às famílias da Ocupação Beatriz Nascimento. Para saber mais sobre a ocupação e o MTST na luta por moradia digna, clique ou toque aqui.
Com a entrega dos kits, a campanha já começa a mobilizar os servidores públicos e a diretoria do SINDSEMP-SE acredita que ela terá um papel fundamental na valorização da categoria. “A participação da base foi massiva, entre participantes da atividade e outros que pegaram seus materiais”, finaliza Roque.
A campanha seguirá por tempo indeterminado e a expectativa é que ela gere uma mobilização ainda maior da categoria em prol dos seus direitos e valorização. Enquanto dá prosseguimento à luta encampada pela categoria, a Diretoria Executiva está organizando a próxima remessa de kits e em breve entrará em contato com os servidores pelos canais de comunicação do Sindicato.
Com o objetivo de convocar os Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) para o ato de lançamento da Campanha 2023 da categoria, o SINDSEMP realizou visita aos setores do edifício sede da instituição na manhã desta quarta, dia 19.
Também foi apresentada uma prévia da identidade visual dos materiais que serão distribuídos aos servidores no café da manhã de lançamento da campanha. Além disso, Foi reforçada ainda a iniciativa de doação de 1kg de alimento não-perecível que será destinada às famílias da Ocupação Beatriz Nascimento, em Aracaju, organizado pelo MTST Sergipe.
Não perca essa atividade! A força da categoria para cobrar direitos, respeito e valorização se constrói nesses momentos de união. Esse jogo é coletivo!
Antecipando as celebrações de luta do Dia do Trabalhador e marcando o lançamento da Campanha 2023 do SINDSEMP, acontecerá um café da manhã especial para todos os servidores nesta quinta, dia 20, a partir das 7h30.
Na ocasião, serão entregues os materiais da campanha. Além disso, também faremos coleta de alimentos para doação ao MTST Sergipe. Contribua para a causa de moradia digna em Sergipe!
Agende-se: nesta quinta-feira, a campanha dos Trabalhadores Efetivos do MPSE estará no ar, nas redes, nos corredores e nas ruas.
O SINDSEMP convida a base dos Trabalhadores Efetivos à participação na campanha “Páscoa Solidária”, iniciativa que tem o Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Infância e da Adolescência (CAOpIA) como intermediação da parceria entre o Ministério Público de Sergipe (MPSE), a Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) e Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE).
De acordo com nota publicada no site do MPSE, o objetivo da campanha é sensibilizar membros e servidores da instituição, bem como a sociedade em geral, para realizarem doações a duas entidades: a Associação Católica Bom Pastor e Instituição Beneficente Emmanuel (IBEM). As contribuições servem para que elas possam oferecer a famílias, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade uma Páscoa com dignidade – diz a nota.
Saiba mais sobre a campanha e o trabalho das instituições envolvidas no site do MPSE clicando ou tocando aqui. Lá também é possível conferir as chaves Pix para doações. A campanha faz parte do Projeto “Participação Solidária”, desenvolvido pelo CAOpIA com o apoio do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE).
Os Trabalhadores Efetivos do Ministério Publico de Sergipe (MPSE) têm uma data importante para marcar na agenda: 20 de abril. É nesse dia que será lançada a Campanha 2023 do SINDSEMP, trazendo nova identidade visual para marcar a instituição com as cores da luta da categoria.
Na ocasião, serão entregues à base os materiais da campanha, que já estão em fase final de produção. O evento de lançamento, que acontecerá no edifício-sede do MPSE, também já vem sendo planejado pela Diretoria Executiva.
Acompanhe as publicações nos canais de comunicação do SINDSEMP: nosso site e os perfis nas redes sociais. Siga e marque para receber as notificações no Instagram, Facebook e Twitter e interaja para aumentar o alcance das postagens.
Em breve mais uma campanha coletiva e de luta estará no ar, nas redes, nos corredores e nas ruas.
Em uma manhã de quinta-feira, o pequeno Henrique, de 5 anos de idade, costuma cumprir uma maratona de consultas em diversas especialidades, que incluem fonoaudióloga, nutricionista e psicóloga, além de ir à escola à tarde. Tudo isso é feito em quatro bairros diferentes de Aracaju/SE num único dia.
Henrique é filho de Alex Estevam, Analista do Ministério Público de Sergipe (MPSE) lotado no Grupo de Apoio Operacional. Desde setembro de 2019, a família empenha-se no acompanhamento multiprofissional de Henrique. Foi nessa época que Alex e sua esposa, Clarissa, receberam o diagnóstico que ainda carece de informação entre a população: o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Tecnicamente, o TEA pode ser descrito como uma condição de desenvolvimento neuroatípico em que se apresenta comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Acredita-se que atinja 1% a 2% da população e os primeiros sinais aparecem na primeira infância.
Hoje em dia, a comunidade médica classifica o grau de suporte necessário para a pessoa com TEA. Conforme explica a fonoaudióloga Izabella Souza, Henrique apresenta grau 3 – o que requer mais suporte para sua comunicação e desenvolvimento. “Aos 7 anos, ele ainda não fala. Por isso desenvolvemos outras formas de comunicação e estímulos para a fala. Aos poucos ele vem apresentando melhoras na forma de se expressar”, explica.
Definições científicas à parte, está no afeto a principal motivação para esse acompanhamento. Com o acompanhamento adequado e multidisciplinar, entretanto, grandes avanços podem ser percebidos. Alex destaca que, nas últimas semanas, seu filho deu um grande salto em desenvolvimento, provando o que a atenção adequada pode proporcionar pequenas conquistas diárias.
DESAFIOS E O MPSE
Além das especialidades já listadas na abertura dessa reportagem, Henrique também tem acompanhamento de psicopedagoga e fisioterapeuta, além de contar sessões de terapia ocupacional. Ao todo, são dedicadas 23 horas semanais a essas atividades. Tudo isso é realizado sempre pela manhã, já que ele vai à escola à tarde.
Isso reforça a necessidade de que o MPSE regulamente com máxima urgência o expediente especial para servidores e servidoras na condição de pessoa com deficiência ou com doença grave ou que possuam filhos ou dependentes nessa condição – o que inclui os pais e mães com filhos e dependentes com TEA na instituição.
Essa é uma das pautas do SINDSEMP para o ano de 2023. Desde meados de março, entretanto, a pauta de reivindicações dos Trabalhadores Efetivos da instituição esta travada. De acordo com Eduardo Carvalho Júnior, coordenador de Saúde dos Trabalhadores do SINDSEMP, essa urgência deve-se ao fato de que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade enfrentados pelos pais de crianças autistas.
“Cuidar de uma criança autista pode ser uma tarefa extremamente desafiadora e exigente e muitas vezes pode interferir na capacidade dos pais de trabalhar em horários convencionais. Ao oferecer um expediente especial, os pais podem ter maior flexibilidade para lidar com as necessidades de seus filhos sem ter que lidar com a pressão de cumprir um horário de trabalho rígido”, explica.
O último informe enviado ao SINDSEMP conta que há uma minuta de ato normativo para regulamentação desse expediente especial em fase de elaboração pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH). O GED para acompanhamento desse pleito é 20.27.0192.0000084/2022-31. Também é possível acompanhar na aba de Reivindicações de 2023, na aba de Transparência no site do Sindicato.
“Acredito que o MPSE vai regulamentar o expediente especial”, completa Alex. Embora haja na instituição uma ambiente de compreensão em torno das necessidades de pais e mães de autistas, ele entende que a regulamentação traz mais segurança aos servidores que têm direito a esse benefício garantido pela Lei nº 13.370/2016.
“A regulamentação traz mais estabilidade. Temos que lidar com várias questões emocionais, frustrações e desgastes. Ter que lidar com tanta coisa ao mesmo tempo e ainda ter essa incerteza é uma preocupação a mais. É preciso previsibilidade para que o servidor beneficiado possa lidar com tanta demanda”, explica.
COMBATE À DESINFORMAÇÃO
Com a referência do dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, Alex entende que é imprescindível disseminar informações para que se reduza o estigma social que envolve o autismo e outros tipos de condição neurosensorial atípicas. “Lidamos com medo e incertezas sobre o desenvolvimento, mas também com muito preconceito”, avalia Alex, que atribui à desinformação a causa para que haja esse estigma em torno de pessoas que apresentam o TEA.
Alex criou um grupo no Whatsapp que já conta com nove pais e mães de autistas e que são Servidores e Servidoras do MPSE. Lá, trocam informações e se organizam. “É um espaço pra gente se abraçar e para conscientizar o órgão”, diz. Interessados podem enviar mensagem para o contato funcional do SINDSEMP, pelo número 79 99180-0026. O Sindicato encaminhará seu contato para Alex incluir no grupo.
Com isso, tanto em âmbito privado, no seio familiar cheio de afeto e disciplina no acompanhamento ao pequeno Henrique, quanto em âmbito coletivo, a luta de cuidadores de crianças com TEA se amplifica através da conscientização. “Só se combate estigma social e preconceito com conhecimento”, finaliza Alex.
VEJA TAMBÉM
Na esteira dessa luta por conscientização e inclusão, vários filmes, séries e documentários estão disponíveis na internet de forma gratuita ou em serviços de streaming. O Portal Acesse publicou uma lista de algumas dessas atrações em que o assunto é discutido de forma inclusiva, fazendo como pessoas neurotípicas compreendam melhor os desafios relacionados ao TEA.
A lista, que pode ser acessada clicando ou tocando aqui, conta sugestões produções como Amor no Espectro, Arthur e o infinito, Em um mundo interior, Forrest Gump e Gilpert Grape – aprendiz de sonhador, entre outros.
Com grande sensibilidade, toda a neurodiversidade relacionada ao tema é abordada nesses títulos para que a sociedade possa conhecer mais sobre as particularidades de socialização de crianças, jovens e adultos no espectro. O SINDSEMP recomenda!