Inflação de junho aprofunda corrosão salarial dos Trabalhadores Efetivos do MPSE

Na última semana, foram divulgados os números oficiais da inflação no Brasil, com aprofundamento da crise econômica provocada pela alta de preços no país.

Apesar da desaceleração de maio e junho em relação a alguns meses anteriores, a soma de perdas continua avançando em 2022 e os Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) amargam uma defasagem que já chega a três anos e meio.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) fechou o mês em 0,62% e o acumulado de 2022 já chega a 5,61%. No levantamento dos últimos doze meses, o índice chega a 11,92%. Já as perdas da categoria somam assombrosos 19,17% em três anos e meio. Dessa forma, praticamente um quinto dos rendimentos dos Trabalhadores Efetivos do MPSE simplesmente evaporou.

Alguns itens da cesta básica representam boa parte do aumento da inflação. Apesar a cesta básica em Sergipe ser a mais barata do Brasil, houve alta de 0,28% no conjunto dos produtos que a compõem. Esse aumento tem impacto considerável na faixa salarial dos Técnicos e Analistas do MPSE, quem veem o podem se consumo da categoria reduzido a cada mês.

De acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), itens essenciais na cultura alimentar das famílias brasileiras, como feijão, leite, pão, café e açúcar, foram os grandes responsáveis pela alta.

O assunto já havia sido tema de reportagem no site do SINDSEMP-SE mostrando o impacto da inflação no orçamento das famílias dos Trabalhadores Efetivos. Com o avanço da inflação, um novo quadro será mostrando pela Comunicação do Sindicato em contato com a categoria.

Sem perspectivas de revisão inflacionária devido à falta de uma resposta concreta por parte da administração do MPSE, a categoria segue na cobrança.

A conversão de licença prêmio em pecúnia é um dos temas em que a base volta sua atenção no momento. Uma mobilização deverá ser convocada pelo Sindicato para que a administração aprove essa medida e encaminhe a revisão inflacionária justa para os Trabalhadores Efetivos.