SINDSEMP-SE se reúne com GSI para discutir medidas de segurança no MPSE

O SINDSEMP-SE participou de reunião na manhã da  última segunda-feira, dia 18, com gestores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Ministério Público de Sergipe (MP-SE), para discutir acerca da regulamentação da segurança do órgão. A sugestão da reunião foi feita pelo próprio GSI, que desde o início da atual gestão da instituição vem desenvolvendo estudos com o objetivo de aprimorar o plano de segurança nas instalações do órgão estadual.

A partir do incômodo relatado por alguns servidores com recentes mudanças no protocolo de revista eletrônica e mecânica no prédio da Sede, os gestores do GSI presentes na reunião, Promotor de Justiça Rogério Ferreira e Coronel Dórea, explicaram que estão de portas abertas para receber sugestões para o aprimoramento dessa regulamentação, que deve ser construída de forma coletiva.

Os representantes do Sindicato, Fernanda Souza, Muriel Lima e Ruironaldi Cruz, frisaram que as queixas se referem a nova medida de revista manual de bolsas e mochilas na entrada lateral do prédio da Sede, a partir do acesso pelo estacionamento que, diferentemente da entrada principal, não possui scanner. Os servidores reclamam tal discriminação e falta de isonomia em relação a membros, uma vez que estes últimos possuem entrada exclusiva e não precisam passar por qualquer tipo de revista semelhante.

O Diretor do GSI esclareceu que o plano de segurança orgânica encontra-se em processo de reformulação para melhor adequar-se à legislação vigente, constituída por normas federais e estaduais, bem como à realidade financeira do órgão. O Diretor ainda asseverou que já foram iniciadas e ainda serão realizadas novas medidas destinadas à Segurança Institucional, a fim de observância normativa e prevenção de falhas.

Por derradeiro, o GSI informou que, em breve, será disponibilizado mais um canal de comunicação, onde todo e qualquer interessado, por meio do próprio site do MPSE,  poderá opinar e sugerir mudanças e melhorias sobre a segurança do órgão.

O Sindicato discutirá ainda mais o assunto com a base, com o objetivo de formular propostas para serem apresentadas aos gestores do GSI e à gestão do MP-SE.