SEGUNDA EDIÇÃO DO CAFÉ COM MANIFESTO: SERVIDORES NO FIM DA FILA DE PRIORIDADES DA GESTÃO DO MP-SE

Servidores Efetivos do MP-SE de reúnem em café da manhã para debater pautas da categoria

Uma manhã de sol e ventania nesta quarta, dia 16, marcou a realização da segunda edição do Café com Manifesto, evento organizado pelo SINDSEMP-SE para promover integração da base e debater pautas relevantes para os servidores efetivos do Ministério Público de Sergipe (MP-SE).

Em frente à imponente sede da instituição, foi denunciada a grande disparidade no orçamento dos vencimentos de servidores e membros. “Hoje temos uma proporção de um membro para cada quatro servidores, porém os promotores e procuradores abocanham pouco mais da metade da folha salarial da instituição”, revela Fábio Erik, da Coordenadoria de Formação Sindical e integrante da Coordenação Geral do SINDSEMP-SE.

Próximos passos e integração: café da manhã agregou servidores na luta

Para ele, essa desproporção precisava ser apontada e por isso foi destaque na edição nº 5 do Informativo impresso do Sindicato, que começou a ser distribuído entre a base. A publicação aborda ainda a urgente necessidade de realização de concurso público para os cargos de técnico e analista no MP-SE, algo que não acontece há seis anos.

Somadas, as duas pautas revelam um fato que gera indignação: os servidores efetivos estão no fim da fila de prioridades orçamentárias para a gestão do órgão. Com os piores salários do país entre os trabalhadores de MPs, os sergipanos fizeram requerimento de reajuste de 12,82% – recusado pelo Procurador Geral de Justiça (PGJ), Eduardo d’Ávila –para fazer jus aos 16% de reajuste que procuradores e promotores receberam em 2019.

Fernanda Souza, da Coordenadoria de Secretaria Geral e também integrante da Coordenação Geral do SINDSEMP-SE compartilhou com a base as tentativas de fazer valer o direito a voz da categoria no Colégio de Procuradores. Ela explica que após solicitações recusadas para exercer esse direito, o Sindicato já enviou novo ofício detalhando os temas a serem tratados na ocasião em que o será concedida a palavra aos servidores efetivos. “Será a oportunidade de pontuar oficialmente as questões importantes para os servidores”, destaca.

Fernanda: “Fala no Colégio de Procuradores será para pautar temas importantes para servidores”

DEMAIS PAUTAS

O Café com Manifesto também foi a oportunidade para apresentar uma iniciativa da base que conta com apoio do Sindicato: o projeto ‘- Carros + mais Bicicletas’. Os proponentes do projeto irão oficiar a gestão para sugerir melhorias estruturais e uma política de incentivo para estimular o uso da bike como meio de transporte ao trabalho.

Ainda foi apresentado à categoria o informe da festa de fim de ano dos servidores efetivos, a ‘5ª Confra do SINDSEMP-SE’. O evento acontecerá no dia 29 de novembro, a partir das 20h, no Salão de Festas Marta Prado. As atrações musicais ficarão por conta de   Samba do Arnesto e Maysa Reis & Menilson Filho.