Nota de apoio da CUT-SE ao SINDSEMP-SE

Publicado em 10/03/2016, em http://www.cut-se.org.br/destaques/792/nota-de-apoio-ao-sindsemp

NOTA DE APOIO AO SINDSEMP

A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) manifesta seu apoio à luta justa dos servidores efetivos do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), organizados através do SINDSEMP/SE, e repudia os ataques desferidos recentemente pela Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), que emitiu uma nota carregada com sotaque de gestor, na provável tentativa de intimidar os trabalhadores que inauguram a caminhada da sua atuação sindical.

Na luta por respeito e valorização dos trabalhadores do MPSE, o recém criado SINDSEMP/SE faz a sua primeira campanha salarial e, de largada, já foi atacado por questionar informações públicas e por cobrar o que lhe é de direito.

Esta central sindical reforça a defesa inflexível pelo direito ao livre exercício da atividade sindical (artigos 8º e 37, VI, da Constituição Federal) e à autonomia sindical (artigo 8º, I, da Constituição Federal), que pressupõem o direito à livre associação sindical e a não interferência patronal ou do Poder Público na organização política dos trabalhadores. Direitos estes assegurados à toda classe trabalhadora, na qual se incluem os servidores públicos concursados do Ministério Público Estadual em Sergipe.

Embates entre trabalhadores e patronato são inerentes à luta de classes no sistema capitalista. No entanto, o movimento sindical preza, antes de tudo, pela disputa pacífica, por meio do diálogo combinado com encaminhamentos efetivos e, também, para garantir que desacordos não se configurem em práticas antissindicais ou abuso de poder contra o funcionamento das entidades que atuam na defesa dos direitos dos trabalhadores.

A CUT reafirma seu apoio e solidariedade ao SINDSEMP, assim como a todos os trabalhadores do MPSE, nesta batalha e nos demais desafios, doravante. Em tempo, a CUT também reforça a cobrança para que a Procuradoria-Geral de Justiça do MPSE empreenda os esforços necessários a fim de garantir, no mínimo, a revisão inflacionária constitucional devida aos servidores, bem como sugere que a Associação Sergipana do Ministério Público faça jus à atribuição básica dos seus representados –  fiscais da lei – e apoie as cobranças que vêm sendo feitas pelo SINDSEMP à gestão do MPSE, exigindo-se o cumprimento da lei.

Juntos somos fortes.

Aracaju/SE, 10 de março de 2016

Diretoria da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE)