Informe Semanal – Trabalhadores Efetivos do MPSE

Coluna semanal da Assessoria de Comunicação do SINDSEMP-SE
08 a 12/02/2021

Na próxima sexta, dia 26, os Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MPSE) se reunião na primeira Assembleia Geral Ordinária da categoria em 2021. O encontro virtual, devido à pandemia da COVID-19, será às 15h. O link para participação será disponibilizado  em data próxima à realização do evento. A assembleia é aberta e filiados em dia com as obrigações sindicais têm direito a voto.

Pauta ampla

Os assuntos a serem tratados na Assembleia são diversificados e de muita importância para os Trabalhadores Efetivos. Será feito um novo repasse da reunião do Sindicato com o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Manoel Cabral Machado Neto, e as próximas estratégias de luta da categoria para conquistar a Recomposição Salarial. A Campanha Salarial 2021 também será discutida, além de como deverá ser o evento do Dia da Mulher, em março.

Mobilização

A Assembleia acontece num momento crítico para os pleitos da categoria. Apesar da reunião com o PGJ, no dia 12 de janeiro, ainda não há resposta para os pedidos de recomposição salarial frente as perdas inflacionárias de 2019 e 2020. Além dessa demora, estamos atentos a movimentação dos colegas do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), que enfrentam o mesmo problema de lentidão na resposta por parte do gestor, uma vez que a política de recomposição das duas casas costuma ter sempre paridade.

Reforço das reivindicações

Na semana que antecedeu o recesso de carnaval no MPSE, o Sindicato reiterou o pedido ao PGJ enviando ofício com parecer da Assessoria Jurídica, prestada pelo escritório Advocacia Operária. A tese defendida pelo advogado Maurício Gentil é que a revisão salarial frente a perdas inflacionárias não só é um direito constitucional dos servidores públicos como também  é uma obrigação por parte dos gestores das instituições.

Clique ou toque aqui para conferir o documento.

Semana de Combate à LER/DORT

Entre os dias 22 e 26 de fevereiro, a Fenamp e a Ansemp realizam uma ação de que promove a prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A atividade antecipa o Dia Mundial de combate à LER/DORT, comemorado no dia 28 de fevereiro, e tem como objetivo disseminar conhecimento sobre essas doenças laborais.

Saiba mais tocando ou clicando aqui.

Live sobre as PECs

Na quinta, dia 25, será realizada mais uma live da Fenamp/Ansemp discutindo as perspectivas da tramitação da PEC Emergencial e da Reforma Administrativa. O debate será transmitido no canal do Youtube da Fenamp, com possibilidade de participação no chat, e retransmitido também pela página do da Federação e do SINDSEMP-SE no Facebook. Siga as duas páginas, escolha por qual canal assistirá a live e agende-se para ficar por dentro desse debate que presenta graves consequências para a carreira e direitos de nossa categoria.

Clique ou toque aqui para a página do Facebook da Fenamp.

Para conferir a página do Facebook do Sindicato, clique ou toque aqui.

Solidariedade aos colegas do Amapá

Foi divulgada também no site da Fenamp, na última semana, uma nota de apoio à luta dos Trabalhadores do Ministério Público do Amapá (MPAP). Com um quadro de servidores efetivos extremamente reduzido, os colegas cobram a realização de concurso público com urgência. Lá, são apenas 197 servidores concursados e 706 cargos ocupados por servidores cedidos, comissionados, terceirizados e estagiários. A grande discrepância serve de alerta para a realidade em Sergipe, que apesar de não verificar a discrepância nessa proporção absurda, também caminha para a redução do quadro efetivo da instituição.

Clique ou toque aqui para conferir a Nota de Apoio.

Thiago Leão | ASCOM – SINDSEMP-SE
leao.jor@hotmail.com | sindsempse@gmail.com