INFORME SEMANAL – Trabalhadores Efetivos do MPSE

Coluna semanal da Assessoria de Comunicação do SINDSEMP-SE
05 a 09/04/2021


O mês de março se encerrou como o pior em número de mortes e pessoas infectadas no Brasil desde o início da pandemia da COVID-19. Foram mais de 66 mil mortes no país nesse período de 31 dias. Em Sergipe, 540 perderam a vida – apenas julho de 2020, com 758 óbitos registrados, foi mais letal.

Os números foram divulgados pouco antes do feriado da Semana Santa, no último fim de semana. Um fator em especial gerou preocupação: a liberação de cultos religiosos em âmbito nacional, numa decisão do Ministro do STF, Nunes Marques. A decisão foi publicada no sábado, dia 3, durante o recesso de fim de semana da casa.

Já há uma mobilização no próprio STF para que o assunto seja debatido no plenário do Supremo. O ministro Gilmar Mendes negou na segunda, dia 5, pedidos para derrubar Decreto estadual em São Paulo que proibia a realização de cultos e o presidente do tribunal, Luiz Fuz, afirmou que a matéria deve ser discutida na quarta, dia 7.

Lotação acima do permitido

Em Aracaju, uma força-tarefa de fiscalização no bairro Siqueira Campos encontrou um templo religioso com capacidade acima dos 30% permitidos por Decreto estadual. Esta coluna não encontrou informes de outros bairros fiscalizados na capital, indicativo de que há possibilidade de vários outros cultos terem acontecido com aglomeração, algo extremamente prejudicial ao controle da pandemia da COVID-19.

Preocupação extrema

Se o mês de março já foi trágico quanto ao número de mortes no Brasil, já há estudos que apontam um cenário catastrófico em abril. A Universidade de Washington divulgou uma análise de que, caso as medidas de restrição não sejam intensificadas, a taxa de óbitos no país pode chegar a 100 mil no período de um mês.

Situação hospitalar em SE

Na rede privada, somente o Hospital Gabriel Soares e o Hospital Santa Helena possuem vagas de UTI adulto na capital – e poucas: quatro leitos vagos no primeiro e seis no segundo. Já na rede pública, a situação é igualmente preocupante, com oito unidades com lotação total e poucas vagas nas unidades restantes. Confira, tocando ou clicando aqui, o quadro completo confirme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no dia 5 de abril.

Atualização: editamos as informações para inclusão dos dados divulgados à noite pela SES na segunda, dia 5. Devido ao horário de fechamento desta coluna, os dados disponíveis anteriormente eram referentes ao domingo, dia 4. 

Nota de pesar

O SINDSEMP-SE publicou em suas redes sociais uma nota de pesar pela perda de nossa colega Fernanda Souza, ex-Coordenadora Geral do Sindicato. Fernanda teve o tio – o senhor Arnaldo Domingos dos Santos – vítima da COVID-19 no último fim de semana e os colegas enviaram diversas mensagens estimando força nesse momento difícil à colega. Estendemos a lamentação e a preocupação com o atual momento a todos os colegas dos MPs pelo país vítimas ou com familiares vitimados pela pandemia.

Confira a nota clicando ou tocando aqui.

Contra a Reforma Administrativa

A FENAMP e a ANSEMP estão apoiando as iniciativas da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) de enfrentamento à Reforma Administrativa (PEC 32/20). Já foram realizadas duas doações à ACD, que estão ajudando a financiar as ações da entidade junto aos senadores e deputados na campanha “É Hora de Virar o Jogo”.

Toque ou clique aqui para ler a publicação completa.

Compartilhar