INFORME SEMANAL – TRABALHADORES EFETIVOS DO MPSE

Coluna semanal da Assessoria de Comunicação do SINDSEMP-SE
1º a 05/02/2021

Pensando em promover saúde o bem-estar à base dos Trabalhadores Efetivos do MPSE, o SINDSEMP-SE traz de volta a oferta de orientação profissional em educação física sem custo para filiados e filiadas ao Sindicato. As atividades serão realizadas no Parque da Sementeira, sempre às 19h, com treino funcional às terças e quintas-feiras e clube de corrida às quartas-feiras. A coordenação dos treinos será feita por Robson Neto, educador físico que atua há mais de sete anos com treino funcional, personal training, consultoria online, alongamento, core training e ginástica laboral.

Benefícios da atividade física

Robson destaca que uma atividade física regular e bem orientada pode proporcionar diminuição do estresse e do cansaço, melhora da resistência, força, equilíbrio, agilidade, desempenho e postura, riscos mais reduzidos de doença cardiovasculares e o fortalecimento de ossos e articulações.

Cuidados sanitários

É importante ressaltar a necessidade de manter as medidas de segurança contra a propagação do novo coronavírus. Mantenha distância social segura, use máscara o tempo todo, não compartilhe garrafa de água ou outros objetos pessoais e faça uso do álcool gel. Leve seu kit anti-COVID do SINDSEMP-SE com bolsa, máscaras e álcool gel. caso não possua ainda, entre em contato para receber o seu. Separa logo a roupa fitness e boa prática!

De olho no Senado e na Câmara

Semana importante para os servidores públicos do Brasil quando Câmara dos Deputados e Senado Federal iniciam pleito para definir novas presidências das casas legislativas. O que está em jogo é o grau de influência que o Poder Executivo terá para pautar e aprovar medidas do interesse dos atuais ocupantes do Palácio do Planalto.

Reformas e prejuízos aos trabalhadores

Nessa disputa por mais ou menos apoio às pautas do presidente Bolsonaro e sua equipe econômica, duas matérias são especialmente danosas aos servidores públicos: as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 e a 186/2019, respectivamente chamadas de Reforma Administrativa e PEC Emergencial. Enquanto uma irá acabar com concursos públicos e congelar salários, a outra prevê, inclusive, redução salarial e de carga horária em caso de ameaça de as contas da União ultrapassarem o teto de gastos.

Jogo sujo pela opinião pública

Essas medidas provocarão desmonte da oferta de serviços ao povo e retrocessos à carreira dos trabalhadores no funcionalismo público. O presidente Bolsonaro entretanto, já lançou de um golpe baixo ao atrelar a aprovação da PEC Emergencial como condição para prorrogar o necessário auxílio emergencial. Sem buscar outras formas de financiar o benefício responsável por impedir a miséria de milhões de famílias durante a pandemia em 2020, o presidente prefere jogar a opinião pública contra os servidores públicos. Vale ressaltar que a Argentina, aqui do lado, aprovou a taxação de grandes fortunas para custear a mitigação dos efeitos da crise sanitária e econômica no país.

Fenamp se articula em movimento contra PEC

Nossa federação também se empenha com outras entidades para discutir e barrar esse ataques aos direitos e ao serviço público no Brasil. Na última semana, nossa Federação participou de reunião promovida pela Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) alinhar ações conjuntas de combate à PEC 32/2020. Confira o artigo publicado no site da Fenamp, de autoria de Maurício Matos, Coordenador de Articulação Sindical e Movimentos Sociais.

Thiago Leão | ASCOM – SINDSEMP-SE
leao.jor@hotmail.com | sindsempse@gmail.com