INFORME SEMANAL – Trabalhadores Efetivos do MPSE

Coluna semanal da Assessoria de Comunicação do SINDSEMP-SE
08 a 12/02/2021

Foi um sucesso a primeira semana de atividade física promovida pelo SINDSEMP-SE para a base do Sindicato. A adesão foi muito boa e, com todos os cuidados sanitários contra a disseminação da COVID-19, colegas puderam afastar o sedentarismo e se dedicar à prática saudável e com orientação profissional.

Mais colegas são esperados na próxima semana e o Sindicato incentiva a adesão cada vez mais a esse serviço sem custo para filiados e filiadas. Sob orientação do educador físico Robson Neto, esse importante recurso de promoção de saúde fica à disposição de todas e todos em dia com o SINDSEMP-SE.

Os treinos são sempre no Parque da Sementeira, com Treino Funcional às terças e quintas às 19h e Clube de Corrida às quartas, a partir das 19h30. Programe-se, leve sua máscara com kit anti-coronavírus do SINDSEMP-SE e garrafa de água para participar dessa atividade coletiva!

Atenção voltada para Congresso

Com a eleição de Artur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como presidentes, respectivamente, da Câmara dos Deputados e do Senado, acende a luz amarela para os servidores públicos. Ambos já declararam apoio às pautas do presidente Bolsonaro e seu Ministro da Economia, Paulo Guedes, de ataques aos direitos dos trabalhadores e ao serviço público em si.

Encaminhamento no Legislativo

Comprometido em acelerar a pauta, Lira já anunciou que pretende encaminhar a pauta da Reforma Administrativa à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça, dia 9. A informação foi do Twitter do próprio Lira, numa forma de comunicação através de canal extraoficial que vem se tornando corriqueira no governo Bolsonaro e seus aliados.

Enfrentamento

Uma série de mobilizações, ainda virtuais devido à pandemia da COVID-19 deverão ser articuladas nacional e localmente. O SINDSEMP-SE já dialoga com a Fenamp e outras entidades para alinhar essas campanhas de comunicação e mobilizar a base contra a retirada de direitos.

Atenção, colegas!

A Reforma Administrativa e a PEC Emergencial estão na agenda de prioridades do governo federal e têm apoio dos novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. Por isso, é muito importante que demonstremos que estamos alertas a esses ataques aos servidores públicos que estão sendo articulados neste início de ano.

Vamos votar nas consultas do Senado massivamente contra a PEC 186/2019 (PEC Emergencial) e PEC 32/2020 (Reforma Administrativa)!

Diga NÃO aos ataques aos serviços públicos e aos servidores!

➡️ Vote contra a PEC 186/2019
➡️ Vote contra a PEC 32/2020

Plano de Recuperação Fiscal

A Fenamp encomendou estudo técnico à assessoria jurídica da nossa Federação sobre os impactos da Lei Complementar 178/2021, em vigor desde janeiro, instituindo o Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal. Esse programa, antes conhecido como Plano Mansueto, aplica contrapartidas para estados em recuperação fiscal – dentre elas, a inclusão de aposentados e pensionistas no cálculo da despesa de pessoal dos Poderes e órgãos autônomos. A decisão, além de afetar a realização de concurso público, deverá ser usada como argumento para barrar reivindicações de reajustes. Saiba mais sobre a medida no site Fenamp tocando ou clicando aqui.

Thiago Leão | ASCOM – SINDSEMP-SE
leao.jor@hotmail.com | sindsempse@gmail.com