INFORME SEMANAL – TRABALHADORES EFETIVOS DO MPSE

Coluna semanal da Assessoria de Comunicação do SINDSEMP-SE
25 a 29/01/2021

O Governador Belivaldo Chagas anunciou na última semana que pagará, em 2021, metade do 13º salário no mês de aniversário do servidor. Mas quem realmente paga a conta pelo “benefício” é o próprio servidor, de acordo com o economista Luís Moura, supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconomicos.

Ele destaca que a reforma da previdência proporcionou R$ 53 milhões de receita a mais aos cofres do estado. Tanto pelo aumento da receita quanto pela redução de despesas, o governo se vangloria de uma benesse depois de ter aplicado o índice de aposentadoria de 14% ao quadro funcionalismo do estado.

Crise sanitária (e humanitária) no norte do país

Segue o drama da população vítima da falta de oxigênio (e do descaso) na Região Norte. A falta do produto essencial para mitigação dos sintomas da COVID-19 de paciente em estado grave continua vitimando pessoas no estado do Amazonas e no Pará. A crise já avança também para outros estados da região. Capitais e cidades do interior em estados já indicam colapso da rede hospitalar e há preocupação que a falta do insumo se repita.

Solidariedade de classe

Com a alta demanda por oxigênio, as Centrais Sindicais se uniram e viabilizaram um acordo com a Venezuela para o fornecimento de 80 mil m3 por semana. O acordo foi considerado histórico pelo Fórum das Centrais Sindicais formado por CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST. As seis principais entidades trabalhistas brasileiras iniciaram o contato com o governo venezuelano assim que houve grande repercussão da carência do produto e foi exposta a falta de empenho do Governo Bolsonaro em resolver a crise.

Convênios para filiados ao SINDSEMP-SE

A partir dessa semana, o SINDSEMP-SE reforçará a divulgação dos convênios aos quais os filiados ao Sindicato têm acesso. Semanalmente, serão mostrados os detalhes e serviços de cada parceiro. Todos os convênios estão disponíveis no nosso site.

Clube Fenamp

Falando em convênio, já conhece o Clube Fenamp?  São inúmeros benefícios junto a parceiros para quem é cadastrado nesse serviço da nossa Federação. Para ter acesso, basta se cadastrar na página do clube e usufruir dos descontos.

Categoria ainda aguarda resposta do PGJ

Após reunião do Sindicato com o PGJ, Manoel Cabral Machado Neto, a categoria ainda aguarda uma resposta do gestor aos pleitos apresentados. Em reunião realizada no dia 12, foram solicitados reajuste referente à inflação de 2020, afixada em 5,45% conforme Índice de Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), complemento de 0,98% referente a reposição inflacionária de 2019 e reposição de 4,48% sobre os auxílios alimentação e interiorização retroativos a janeiro de 2020. Também foi solicitada a criação de uma comissão para discutir relotações de ofício, assédio moral, concurso público e demais assuntos da carreira de analista e técnico no MPSE.

Thiago Leão | ASCOM – SINDSEMP-SE
leao.jor@hotmail.com | sindsempse@gmail.com