1º DE MAIO – DIA DE LUTA CONTRA INJUSTIÇAS

A pandemia do COVID-19 alterou o perfil do feriado de 1º de maio em 2020. O Dia de Luta da Classe Trabalhadora, este ano, não conta com manifestações de rua, mas não deixa de promover a mobilização das trabalhadoras e trabalhadores em todo o mundo – dessa vez de foma virtual. É dia de enaltecer a luta por direitos trabalhistas, por justiça social e, também, também pelo direito a saúde, segurança alimentar e acesso a condições de isolamento social.

Os Servidores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (MP-SE) se encontram nesse contexto de resistência, ao lado de toda a classe trabalhadora em meio à pandemia. Como sempre, na lógica do capital, a conta da crise é jogada nos ombros da base – trabalhadoras e trabalhadores que fazem, diuturnamente, a instituição prestar esse importante serviço à sociedade sergipana. É dia de parabenizar essa atuação e essa luta.

Como vem defendendo nos canais de comunicação do Sindicato nas últimas semanas, a Diretoria Executiva do SINDSEMP-SE é enfática sobre a importância de criar condições para que todos os segmentos da população possam ter condições de realizar o isolamento social. No MP-SE, entretanto, essa parece não ser a concepção da gestão superior, que em meio ao caos da pandemia, cortou o auxílio-alimentação na instituição – medida que pouco afeta procuradores e promotores, cujo impacto chega aos 3% de seus vencimentos, enquanto servidores amargam redução que pode chegar a 45% do rendimento mensal.

Essa atitude, ao lado de outras medidas tomadas para realizar o contingenciamento das contas da instituição, mostra que os se enxergam no topo da pirâmide de remuneração e se acham donos do poder não compreendem as dificuldades pelas quais passam a base.

O momento é de resistência, de lutar pela sobrevivência e de lutar, por enquanto virtualmente, para que não haja perda de direitos. Essa fase, porém, é transitória e vai passar – mas nossa indignação, não. Que a chama da revolta que essa data recobra seja mantida acesa durante a pandemia, para que depois possamos usá-la para a organização, unidade e combatividade para que lutemos por respeito e por direitos.

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDSEMP-SE